EDUCAÇÃO

Programa Socioeducativo da Base Aérea dos Afonsos é oportunidade para estudantes

Publicada em: 09/10/2013 10:25
Imprimir
Fonte: BAAF

A Base FAB_BAAF_PROJETO COLIBRI_2013_05  BAAFAérea dos Afonsos realiza desde 1991 no Rio de Janeiro o programa Socioeducativo Colibri (PROSEC). O projeto tem o objetivo de preparar estudantes de escolas públicas entre 13 e 15 anos para o ingresso em instituições de ensino militares, técnicas e federais. Nos últimos três anos, o Colibri conseguiu 361 aprovações em concursos para ingresso em importantes instituições de ensino, como a EPCAR, o Colégio Naval, o CEFET-RJ, o Instituto Tecnológico Federal (IFRJ) e o Colégio Pedro II. Também são destaque a conquista das medalhas de prata e bronze, na Olimpíada Estadual de Matemática de 2011, e a classificação de sete dos 10 primeiros colocados no Colégio Pedro II em 2011.

Hoje, o Colibri atende 110 alunos da rede pública carioca com reforço escolar em nove matérias, além de formação para cidadania e conceitos básicos da vida militar. Com apoio do Projeto Força no Esporte/Segundo Tempo, subordinado ao Ministério do Esporte, os alunos também participam de atividades recreativas e esportivas durante os 19 meses em que são atendidos.

O estudante Luiz Eduardo Ferreirai, aprovado no exame intelectual para o ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em 2013, garante que o Colibri foi o primeiro passo para realização dos seus objetivos. “Quando entrei, eu tinha como principal meta o aprendizado. Nele consegui buscar um dos meus sonhos, que é ser um militar. A EPCAR, onde fui aprovado, será a continuidade dessa minha busca. Lá, seguirei tudo o que ganhei aqui: lição de vida, a aprendizagem e as amizades”, afirmou.

Para o Comandante da Base Aérea dos Afonsos, Coronel Marco Aurélio de Oliveira, o Colibri eleva as expectativas dos adolescentes participantes. “O projeto Colibri, que muito nos orgulha, tem sido uma das prioridades do Comando, pois, além de darmos oportunidade de estudo a jovens sem condições financeiras, estamos investindo em valores morais e entregando à sociedade um jovem consciente dos seus deveres e obrigações como cidadão.”